Capela Menino Jesus - Histórico

 

CAPELA MENINO JESUS

HISTÓRICO

COMUNIDADE MENINO JESUS NO CONJUNTO SOL DOURADO EM TRINDADE GOIÁS BRASIL

A Comunidade Menino Jesus foi formada a partir da inauguração do Conjunto Sol Dourado em agosto de 1982, com a oração do terço nas residências. Existiam dois grupos, o Menino Jesus com a participação da Lindinalva da Costa e Nilzamar de Oliveira, dentre outras pessoas; e o grupo chamado Cristo Redentor, cujo responsável era o Sr. Wagner, esposo da Divina Arapongas, grupo do qual eu, Alderise Teixeira, comecei a participar. Lembro bem que vinha um senhor da comunidade do centro para rezar e refletir conosco a Palavra de Deus.

Depois, na praça, construíram um rancho onde foram realizados vários batizados, mas atearam fogo no lugar.

As primeiras missas realizadas no conjunto Sol Dourado foram celebradas em minha residência na Rua 01, Quadra 02, Lote 19.

O padre Silvério Negri conseguiu a verba da Alemanha para a construção de duas capelas, a nossa (Menino Jesus) e a do Jardim Decolores. Junto com a verba, enviaram também o projeto com detalhe do telhado, telha de zinco cobrindo de um lado ao outro para economizar no madeiramento. O construtor foi meu pai, Juvêncio Alves de Castro, que foi auxiliado pelo meu irmão Marcelo Teixeira de Castro, pelo Sr. Edson e pelo Walterson, filho da d. Ana Alves. Como ficaria muito caro contratar um engenheiro para centralizar a construção da igreja, eu e meu marido, Antônio Braz da Silva, resolvemos fazer o trabalho. Medimos da casa da Valderez, na Avenida Comercial A, até a casa da d. Dora do outro lado da praça e centralizamos o local da construção. Optei por colocar a frente da igreja para Avenida Comercial A porque havia mais casas deste lado do conjunto.

Em 1984, deu-se início a construção com algumas dificuldades, pois naquela época não havia máquinas disponíveis para facilitar o trabalho. A verba não foi suficiente para colocar o piso nem para pintar a igreja. As pessoas questionavam com o padre Negri o porquê de uma igreja tão grande se o conjunto era pequeno. Ele sabiamente respondia: "Aqui vai crescer muito e vão surgir vários bairros, precisamos pensar no futuro".

A etapa seguinte foi a escolha do padroeiro. O padre Silvério Negri sugeriu dois nomes, São Francisco de Assis e Menino Jesus, vencendo este Último. Votaram em São Francisco de Assis somente Isabel Teixeira de Castro e o Sr. Inácio, pai da Nilzamar.

No dia da inauguração da igreja Menino Jesus, ao celebrar a primeira missa, o padre Silvério Negri pediu para elaborar uma ata, colher a assinatura dos presentes, colocá-la em um saco de plástico, depois dentro de uma lata e depositar em quadrado de cimento construído junto a porta de entrada da capela, desta forma, segundo o padre, décadas ou séculos depois, as pessoas teriam a oportunidade de saber como foi a construção da igreja.

Temos registros em ata da primeira reunião da Comunidade de jovens Coração Adolescente Unidos a Cristo (CAUC), em 15 de março de 1987. Durante a reunião, os jovens debateram sobre os temas "O que é Comunidade" e "Como viver em Comunidade". Estiveram presentes: Keila Cristina, Edileuza Paula, Cleide de Fátima, Irlanda Maria Bezerra, Euzébio, José Braz Gomes, Leida Costa, Meiry Haien, Cisley Maria, Débora Pereira, Alderise Teixeira da Silva, Claudia Almeida, Antônia Regina, Glaucimeiry Teixeira, Carlos Lopes, Keila Ribeiro, Mônica Cristina.

Os jovens da CAUC juntamente com as catequistas Nilzamar de Oliveira e Elaine Aguiar da Silva, organizaram uma festa beneficente em prol da campanha do piso da igreja. A festa foi no centro comunitário Abel Vaz dos Reis no dia 11 de novembro de 1995. Durante a festa, aconteceram bingos, leilões, além de um concurso de dança country. Os vencedores da noite foram Michel Castro e Mateus e em segundo lugar ficaram Cintia e Ellen Aguiar.

Em maio de 1991, foi formada uma turma para catequese de crisma com trinta e quatro jovens. Observando a lista dos participantes, percebo que a maioria está perseverando e faz parte de alguma pastoral como por exemplo, Rosa Maria da Silva que já foi secretária e lavrou várias atas, é catequista há vários anos, membro do atual conselho da igreja, é leitora e perseverante na comunidade. Elaine Aguiar emprega seu dom de cantar e tocar violão há vários anos na liturgia, foi catequista, tesoureira e salmista, atuante na comunidade juntamente com seu esposo Regis Carlos, seus filhos lsadora e Pedro Lucas e também seus pais Ivanilda Aguiar e Sr. Luiz. Antônia Regina da Silva é leitora nas celebrações e participa dos terços. Cisley Maria de Oliveira foi secretária da comunidade de 1995 a 1997, participou do conselho, foi duas vezes coordenadora, é Ministra da Eucaristia, salmista, leitora, animadora, colabora com a festa do padroeiro, participa da organizarão do terço em louvor a Nossa Senhora de Fátima e São João e demais atividades da igreja. Meiry Helen Teixeira e Silva participa desde 1987, já cantou e tocou violão no coral da igreja. Luzeni Silva de Morais participa das celebrações e do terço em família. José Braz Gomes participou da comunidade de jovens em 1987 e de várias reuniões, é perseverante, juntamente com sua família, nas missas e nos terços. Lucia Helena Braz Gomes participa das atividades da comunidade. Cristina Alves de Paula e seu esposo Vendo Felipe Silva participaram de todas as atividades da comunidade, atualmente estão morando em Portugal e continuam acompanhando pelas mídias sociais. Nelson Rodrigues de Oliveira foi tesoureiro da comunidade, participa da Pastoral da Família e do terço dos homens na igreja Matriz, sua esposa Vilma Rodrigues de Carvalho foi catequista e promove o terço de São José com a família e a comunidade.

Em 19 de fevereiro de 1995, foi lançada a campanha do piso da igreja peio coordenador Sr. Divino Sales. O piso foi comprado em sete parcelas com cheques da Cisley Maria de Oliveira. As jovens Daiane e Claudia ficaram encarregadas de recolher todo mês o dinheiro das pessoas cadastradas, e entregar os recibos. O Padre  ngelo Licatti colaborou com um caminhão de areia e dez metros de piso. Ele foi um grande incentivador, tanto na evangelização como no aspecto social; enquanto pároco, ganhava verduras, arroz, feijão, roupas e partilhava com a comunidade, fez também a doação de um tronco de árvore que serviu de sacrário durante muitos anos.

Foram realizados vários seminários em nossa capela da Renovação Carismática Católica, sob a coordenação do Ercides, Eleuza e Weider, que colaboraram com a espiritualidade dos membros da comunidade.

Desde a inauguração da igreja, são realizadas as novenas do Natal, Campanha da Fraternidade, via sacra e festas do padroeiro. A oração do terço em família continua nas residências, sendo pioneiras as senhoras Ana Alves, Romilda Alves, Natalina Soares, Isabel Teixeira, Maria Rita, Alderise Teixeira e D. Erozina. D. Ana Alves fez parte da fundação da comunidade, é a coordenadora do terço, participa do coral, da pastoral do dízimo e das atividades da cozinha. Romilda Alves também participa há muitos anos dos terços, das celebrações, novenas além de realizar o tradicional terço de São Sebastião em sua residência com a família e a comunidade. D. Natalina é uma senhora de muita oração, visita os doentes, é assídua nas celebrações, novenas, condutora da imagem da Sagrada Família nas orações nas residências além de participar da adoração ao Santíssimo Sacramento.

Em maio de 1997, deu-se início a devoção à Nossa Senhora de Fátima com a oração do terço, com a Sra. Mana José, posteriormente passaram a participar as senhoras Ana Divina, Benedita de Oliveira, Candinha, Josefa Pereira, Ana Maria, Eva, Aparecida Fernandes e Zulmira Fernandes. Todos os tesoureiros, desenvolve um excelente trabalho na comunidade com dedicação e responsabilidade. O casal é responsável por ações como a reforma da igreja, a compra do som, microfones, pedestais, ventiladores, pintura, forro, iluminação, suporte para o sacrário, apoio nas festas do padroeiro e festas comemorativas, são também leitores, coordenadores da pastoral do dízimo, foram ministros da Eucaristia e são atuantes em todas as atividades da igreja. Kênia de Fátima Silveira é vice coordenadora da comunidade, animadora e faz parte da Pastoral Familiar na Matriz. Destacamos também a dedicação para com a comunidade de Maria Aparecida Gomes e seu irmão Hélio Braz, que juntamente com toda família, estão sempre unidos à comunidade. Aproveito para ressaltar a colaboração do Hélio Braz nas festas do padroeiro, nas diversas atividades da igreja, além de estar presente em várias reuniões desde a criação da comunidade. Sebastiana Cristina Braz Gomes participa desde 1987 quando iniciou a comunidade de jovens e mesmo morando hoje em Goiânia, está presente nas atividades celebrativas dos terços com sua família. Ovídia Braz Gomes participa desde 1987, colabora com as atividades realizadas na comunidade e é assídua nas missas. Acácio Fernandes de Souza apoia a comunidade nas realizações da festa do Menino Jesus com o som e animação dos bingos e leilões, participou da campanha do piso em 11 de agosto de 1996.

Ressaltamos a dedicação do Sr. Luiz Gonçalves e família para com a comunidade Menino Jesus, colaborando nas festas com os bingos e leilões.

lvanilda Aguiar há vários anos participa do coral juntamente com seu esposo Luiz Ribeiro que toca animando as celebrações e encontros. Ele é membro do conselho, ministra da Eucaristia e da Palavra e foi coordenadora da comunidade em 1991. Maria Divina dos Santos foi membro do conselho, é leitora, assídua nas celebrações, novenas e terços. Colabora todos os anos com a festa do padroeiro. Jucineide Pereira da Silva é membro do conselho e leitora juntamente com seu esposo João, os filhos e o amigo da família José Luiz. Há vários anos participam da comunidade principalmente na organização da festa do padroeiro.

Quero ressaltar o importante trabalho da lranice Nunes, Nicinha, membro do conselho e da Luisa Hermínio, que com carinho e dedicação são voluntárias na limpeza da igreja há muitos anos e também de todas atividades da cozinha principalmente nas festas do nosso padroeiro juntamente com Maria Nunes, Ana Alves, Aparecida Gomes, Sra. Crizete, Simone Nunes, Iria e outras pessoas. Ana Maria Marques de Oliveira, grande colaboradora da comunidade, participa das atividades da cozinha na festa do padroeiro e de todos os eventos. No mês de maio acontece a oração do terço seguido da Santa Missa e de um jantar de confraternização na casa sorteada, com a participação da comunidade. Há aproximadamente trinta anos, na residência da Ana Maria de Oliveira, rezamos o tradicional terço de São João com familiares e a comunidade. Na residência da Sra. Maria das Graças e do Sr. Juvenil acontece também o terço em devoção a São Sebastião. Na residência da Sra. Laércia são festejados São Pedro, São João e Santo António com o tradicional terço que conta com a presença de seus familiares e da comunidade.

Passaram pela comunidade vários padres entre eles: padre Silvério Negri, Angelo Licatti, Pedrotti, Carlos, Valteir, Anemézio, Benedito, Freitas, Geraldo e Macedo e na época ainda seminaristas Natalino, Thiago, Luiz e o frater Fábio Pascoal que iniciou a novena em louvor à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro há aproximadamente dez anos, também colaborou com os vitrais e portas da igreja e participou ativamente das festas do padroeiro.

Hoje um pequeno grupo continua perseverante na novena todas as quartas-feiras às vinte horas, tendo como ministras da palavra Isabel Teixeira, Ivanilda Aguiar, Alderise Teixeira e Mara Rubia.

O padre Paim, enquanto pároco de Trindade. realizou várias reuniões na comunidade, uma delas foi para descentralizar a catequese.

Há registros de que em 1991 houve a implantação do dízimo na qual um pequeno grupo participava, mas com o passar dos tempos as pessoas foram se conscientizando e hoje há muitas pessoas colaborando. A quantia arrecadada é de suma importância para suprir as despesas da igreja.

Está registrado em ata o primeiro casamento realizado na igreja foi o da Maria Aparecida Gomes e Elso, celebrado pelo padre Anemézio em 25 de março de 1995.

Temos registrado em ata relatos de uma Assembleia que ocorreu em 09 de março de 1996, às 19h30 com a presença do padre Pedrotti. Durante a mesma, houve levantamento dos pontos positivos que estavam ajudando o reino de Deus a crescer na comunidade e também os pontos negativos que precisavam ser corrigidos. Foi uma Assembleia bem participativa com ata lavrada pela Rosa Maria da Silva.

Há alguns anos as celebrações da Semana Santa, que são momentos especiais de oração e fé, são realizadas na região Menino Jesus composta pelas comunidades Menino Jesus, São Vicente de Paula e São Geraldo Magela.

Em 17 de junho de 1997 realizou-se na igreja Matriz a solene missa com posse dos ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. Da nossa comunidade participaram Divino Sales, Maria Rita, Alderise Teixeira, Joaquina Vicente. Neusa Maria e Isabel Teixeira.

Todas as sextas-feiras, às 19h30, realizamos a adoração ao Santíssimo Sacramento sob a coordenação da Sra. Mara Rubia, pessoa dedicada a oração, assídua nas celebrações e novenas, ministra da Eucaristia e da Palavra. Na oportunidade procuramos enriquecer e sustentar na comunidade a espiritualidade através das orações e Adoração ao Jesus Eucarístico.

Temos em nossa comunidade, o apostolado da Mãe Rainha de Schoenstatt com o objetivo de colaborar com a igreja na nova evangelização. Na época atual inspirado em Maria que vai ao encontro de sua prima Santa Isabel, uma visita de Maria, a mãe Peregrina, às nossas famílias, ao nosso povo. Ela vai ao encontro de todos em especial dos mais necessitados, daqueles que estão mais afastados de Deus Pai. São noventa famílias que participam sob a coordenação de Mara Rubia, Maria Rita e Ana Maria. Há treze anos a imagem de Nossa Senhora visita nossos lares.

Atendendo a reivindicação das comunidades na Assembleia Paroquial, o então Pároco Padre Marco Aurélio, realizou durante quatro anos o curso bíblico Escola da Fé no salão Paroquial. Participaram do curso Ivanilda Aguiar, Benedito Gomes, Alderise Teixeira, Isabel Teixeira e Nilzamar de Oliveira.

Em janeiro de 2012, foi realizado no salão Paroquial da Matriz de Trindade o curso de Ministros da Palavra e da nossa comunidade participaram Ivanilda Aguiar, Isabel Teixeira, Alderise Teixeira, Nelson Hugo e Nilzamar de Oliveira.

O padre Marco Aurélio, enquanto pároco de Trindade, desenvolveu vários trabalhos de evangelização na nossa região entre eles a visita aos doentes e idosos, levando fé e esperança com a reflexão da palavra de Deus durante o dia, e à noite celebrava em nossa capela a Santa Missa.

Na nossa memória e no nosso coração fica o registro de pessoas relevantes para a comunidade, como D. Joaquina Vicente Braz e seu esposo João André Gomes. Ela foi ministra da Eucaristia e participou do conselho fiscal no ano de 1996. Além de ser uma grande incentivadora da oração do terço nas famílias ensinou a comunidade a rezar a oração de Nossa Senhora Aparecida, da qual era muito devota. Participava assiduamente de todas atividades da comunidade e deixou grande exemplo de fé, caridade e perseverança para sua família e para a comunidade. Juvêncio Alves de Castro que além de construir a Capela Menino Jesus com muita competência, participava sempre das missas. D. Moira participou da pastoral do dízimo e dos terços em família. João Pereira dos Santos, grande artista plástico com várias obras de arte na cidade, responsável pela pintura do quadro da Sagrada família na nossa igreja. Antônio Elias Jacob participou do coral no qual tocava e cantava muito bem. Sr. Joaquim Rufino muito querido na comunidade, pessoa de oração, participava dos terços, rezava a ladainha de Nossa Senhora e refletia a Palavra de Deus com muita sabedoria. Padre Silvério Negri, pároco de Trindade, lutou muito para conseguir a verba para construção da nossa capela, fazia visitas aos doentes e durante um tempo dedicou-se a evangelização aqui na comunidade. Divino Rodrigues, participava das celebrações, dos terços, das reuniões, foi grande incentivador dos seminários da Renovação Carismática, do tradicional terço de São Sebastião em sua residência. Nilzamar de Oliveira, somos muito gratos pelas lutas em prol do bairro, pelas orações dos terços, celebrações como ministra da Palavra, pelo amor e dedicação a catequese e aos jovens. Foi animadora, leitora, fazia visitas aos doentes e idosos. Comigo ficaram muitas lembranças de tudo que juntas vivemos desde o início da comunidade. É importante ressaltar a participação de Dilson Alberto de Souza, prefeito que construiu o Conjunto Sol Dourado. Agradecemos a todas pessoas que participaram conosco e que hoje estão juntos de Deus intercedendo por nós.

Em maio de 2015, também fizeram o curso de ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Cisley Maria, Silvani Nunes, Simone Alves dos Santos, Benedito Braz. A missa de envio foi no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno.

Em 2016, foram realizadas as Santas Missões. Realizamos o cadastramento de todas as famílias e após o envio dos grupos tivemos trinta dias de orações do terço e reflexões da Palavra nas residências. Com a chegada dos missionários redentoristas padre Luiz, padre Galvão e irmão Alan, foram realizadas missas, novenas, confissões, visitas aos enfermos e terços durante sete dias. Foram momento de grandes bênçãos e orações na comunidade. 

Em 2017, foi formado um novo grupo de jovens chamado Jovens Unidos a Cristo Amém (JUCA). Os integrantes do grupo são atuantes nas atividades da igreja e estão engajados na catequese como os jovens João Gabriel e lsadora, além dos outros membros que participam da liturgia.

Atualmente, no ano de 2018, temos como coordenadora a Sra. Simone Alves dos Santos que juntamente com seu esposo, Benedito Braz, atual


Comentários